quarta-feira, 14 de maio de 2008

Barista e a arte do café


Antes de começar a escrever sobre o tour dos bares que pretendo fazer preciso compartilhar uma coisa com vocês. Recentemente fiz um curso de barista (que raios é barista? É de comer?). Barista é o bartender especializado em café. É uma pessoa especializada em tirar o café espresso da máquina e preparar drinques especiais, combinando-o com frutas ou outras bebidas. Para fazer um bom expresso, o barista precisa conhecer sua matéria-prima, ou seja, diferenciar os grãos e entender da torra, e saber operar a máquina, adaptando-a ao café.


Um bom espresso segue algumas regras básicas. O grão deve ser moído na hora ou no máximo 30 minutos antes do preparo. O creme que se forma no topo também mostra qualidade. Ele deve ter cor de avelã e ser uniforme e espesso, cobrir toda a superfície do café e serve como isolante térmico. A xícara deve ter fundo ovalado e temperatura de cerca de 40 0 C. Mas como ser barista vai alem do espresso puro, é preciso saber fazer as misturas corretas, verdadeiras experiências, que também usam bebidas alcoólicas. Outro detalhe importante é o leite vaporizado na máquina para poder aplicar a Latte Arte. Na consistência correta, ele faz a diferença nas variações do café espresso que caíram nas graças do paladar brasileiro, como o capuccino (1/3 espresso, 1/3 leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado).

È claro que depois de toda essa informação na minha mente meu paladar ficou muito mais apurado pro café. Descobrir que o café extra forte que minha comprava nem entra na tabela de qualidade por ser um café de baixa qualidade e torrado alem do que se deve, foi realmente surpreendente. Já que todos pensão que extra forte é melhor (na verdade é extra pior).


Classificação do café:

Tradicional: São feitos com café arábica e 30% de robusta. Podem conter até 20% de defeitos.

Superiores: São produtos de boa qualidade, acessíveis ao consumidor. Contêm, no mínimo, 85% de grãos arábica e os defeitos não podem ultrapassar 10%.

Gourmet: São os produtos mais raros e exclusivos, excelentes, que possuem somente atributos de qualidade positivos, características únicas e marcantes e valor muito superior. São compostos de 100% arábica e de origem controlada. Não devem conter defeitos.

O café arábica é um café leve, aromático, doce e ligeiramente ácido, é mais sensível ao calor, umidade e pragas por isso seu custo é mais caro mas, com uma qualidade superior. O robusta é mais amargo, menos aromático, mais adstringente, mais encorpado, é mais resistente ao calor e doenças, por isso seu custo é mais barato,mas a qualidade é inferior.

café robusta - café arábica

Essas informações que escrevi aqui são o básico do básico. Em alguma outra ocasião eu falo mais do café e da arte do barista. Mas uma coisa é certa, capuccino de pozinho no leite, nunca mais!

obs: esse post levou duas horas e meia para ser escrito. Tomei 3 espressos que me deixaram tão elétrica que não conseguia me concentrar pra escrever apesar do animo e empolgação. rs

obs2: O café é espresso. O trem, ônibus, ou qualquer outra coisa no sentido de rápido é expresso. E sim, a maioria dos lugares escreve café expresso mas esta errado! É igual a margarita. Marguerita é a pizza e não o drink !


técnica de latte art

7 primeiros goles:

Anônimo disse...

Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau *-*

Super interessante o/... jere tb é cultura =DD... ashasuhsuashasuhs ^^

Parabéns, amiga... excelente texto... eu me ensinou várias coisas que eu não sabia... desde o latte art até o espresso com "s" o.o

E que vontade de beber um cafezinhoooo... hummmmm *________*

ashuashusahsuashuas

Bjux ;***

Anônimo disse...

corrigindo:

*e me ensinou

Depois da aula de português que vc deu, eu não podia me atrever a deixar um comentário com erros, né?

ashausahuahaushasahsuhahsauh

=*****

Anônimo disse...

Nossa eu sou louca pra tomar esses cafés aí bonitos q nem dessas fotos. Vc vai ter q fazer um pra mim hohohoho.
Bjo Li

Anônimo disse...

CARACA!! Só depois que comentei é que fui ver o vídeo. Meu!!!!! Como o cara faz aquilo com o leite??? Fiquei besta!!! Eu fazendo um negócio desse no máximo sai uma xinfurinfula. =P

Syntia disse...

Jerezoca, ameeeeeeeeeeei esse post.
Ow, faz a lista dos bares de SP q vc tem que ir antes de morrer, quem sabe a gente não cumpre essa missão no feriado?!
Beijos

Anônimo disse...

que chiqueeee! :}

vou quere experimentar um de seus espressos então viu?

Bjão
=*

mmeira disse...

oia mas isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais.
só falta a receita pra esse café aí que dá barato! =D